RNAL n.º 118624/AL
Sefardita, nome dado aos descendentes dos judeus originários da Peninsula Ibérica da época medieval, pretende homenagear os habitantes sefardins deste antigo bairro judeu e chamar à atualidade esta herança histórica.
Em pleno coração da Judiaria de Castelo de Vide com vista direta para a entrada do Castelo, num panorama romântico que nos remete para a época medieval, este alojamento é resultado da recuperação de um antigo edifício típico. Neste, pode ainda verificar-se a pré-existência de duas portas na fachada principal, em que a larga servia de acesso à loja térrea e a estreita de acesso à habitação. Pelo que se conseguiu apurar, os dois últimos habitantes dedicaram a sua atividade comercial à venda de sal e mais recentemente à produção e venda de vassouras e pinceis de caiar.
Na recuperação deste edificado tivemos em especial atenção a manutenção e respeito pelo objeto existente e sua envolvente, de modo a conservar e recuperar os valores históricos e arquitetónicos da vila. Contudo, a reabilitação do seu interior teve como principal preocupação a de proporcionar aos seus hóspedes uma experiência de conforto, modernidade e simplicidade.
Partindo do alojamento sugere-se um passeio pelas ruas ingremes e estreitas, deixando-se encantar pelo charme da sua memória medieval, de onde se destaca o significativo conjunto de portais de arco quebrado em cantaria de granito, o castelo, a antiga Sinagoga e museu, a Fonte da Vila e o centro da Vila. Mas a região está recheada de riquezas naturais e culturais, pelo que se aconselha partir à descoberta da Serra de S. Mamede e dos tesouros arqueológicos e megalíticos que existem em redor da vila.